31 de jul. de 2009

Chuvas provocam deslizamentos na região do Morro do Baú

"A Defesa Civil Estadual registrou no início da noite desta sexta-feira (31) deslizamentos na região do morro do Baú, em Ilhota, devido às fortes chuvas que ocorrem no local desde quinta-feira (30). De acordo com o órgão municipal, 14 famílias estão isoladas, sendo 12 no Alto Baú e mais duas entre o Baú Central e Braço do Baú.

Equipes dos Bombeiros Voluntários de Ilhota já estão atuando no local para atendimento das famílias. As pessoas residentes nos locais onde ocorreram os deslizamentos já foram notificadas e ficarão de sobreaviso durante a madrugada para novas ocorrências. Na manhã de sábado (1º), uma equipe da Defesa Civil Estadual e uma de Polícia Militar Ambiental se deslocarão até o município para fazer vistoria no local e prestar atendimento conforme necessário.

A Defesa Civil Estadual reforça o alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos por causa das chuvas previstas em todo Estado até domingo (2), segundo informações do Epagri/Ciram. Nesta sexta e sábado (1º), áreas de instabilidade provocarão chuvas nas áreas próximas à divisa com o Paraná pela manhã e nas demais áreas do Estado na tarde e noite, com chuva mais persistente e risco de trovoadas e temporais isolados.

No domingo, a área instável se intensificará com uma frente fria associada, que mantém a chuva forte por alguns momentos na maior parte do dia com totais de chuva significativos, entre 40 e 50 mm pelo Estado. Alguns pontuais estarão próximos a 70 mm no Meio-oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, durante o fim de semana. Há risco de deslizamentos e transtornos em estradas e alagamentos em áreas urbanas.

A Defesa Civil desaconselha atividades e esportes náuticos, já que o mar estará muito agitado a partir de sábado (1º), com ondas de 2,5 a 3,0 metros na costa catarinense.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o 48 3244 0600. O alerta é devido à previsão de mau tempo e objetiva prevenir à população, para evitar possíveis danos e/ou prejuízos."

Nós já estamos em estado de alerta para socorrer as famílias que já estão passando por dificuldades com as chuvas. Nossa equipe em Ilhota já está atuando junto ao Complexo do Morro do Baú para ajudar as famílias que estão em risco de vida.

Não deixe de aconpanhar o nosso Blog!

Nenhum comentário: