8 de dez. de 2008

SOS SC 2008 - FOTOS - clique aqui



Nesta postagem queremos compartilhar as atividades que estão sendo realizadas nos lugares atingidos pelos desmoronamentos.



Basta acessar: http://www.flickr.com/photos/33166756@N02/sets/
para ver as fotos .





Lista de óbitos - Estado da Segurança Pública e Defesa

LISTA DE ÓBITOS – IML POR CIDADES

A presente lista foi elaborada a partir da identificação das vítimas cuja causa da morte esteja relacionada com as enchentes e deslizamentos e que foram examinadas por Peritos do Instituto Médico Legal, do Instituto Geral de Perícias, da SSPDC.

É importante ressaltar que diversas vítimas não passaram pelo IML antes do sepultamento.
clique AQUI e acesse a listagem completa.

óbitos em Sc


VITIMAS FATAIS - 08 Dez 08
Brusque: 01
Gaspar: 19
Blumenau: 24
Jaragua do Sul: 13
Pomerode: 01
Bom Jardim da Serra: 01
Luís Alves: 10
Rancho Queimados: 02
Ilhota: 38
Benedito Novo: 02
Rodeio: 04
Itajaí: 02
São Pedro de Alcântara: 01
Florianópolis: 01
Timbó: 02
Ascurra: 01
(este óbito está no IML de Itajaí para identificação e procedência de qual cidade): 01

T O T A L: 123

Fonte: http://www.desastre.sc.gov.br/

Depoimentos da população de Ilhota

ESTEFANIO GRODISKY, 51 anos, casado, 04 filhos. "Eu vi tudo caindo, eu vi a barreira simplesmente começou a descer na minha frente. Eu e minha família estávamos viajando a terra, pois tinha muitas rachaduras no chão. O barro que desceu levou a casa do meu filho, ele perdeu tudo, a lama foi ate o teto, só deu tempo de correr com a roupa do corpo, graças a Deus não morreu ninguém. Meu irmão também esta nessa mesma situação. Minha casa também foi de lama ate o telhado. Pior que eu nem terminei de construir ainda, faltava só um cômodo e a bater a laje.o Senhor GILDO DOS SANTOS, de 57 anos, casado e com 03 filhos. Seu Gildo relata com detalhes o que aconteceu no domingo, 30.11, à noite: "Eu ouvi um barulho muito grande, como se fosse uma explosão e quando o dia amanheceu o morro do lado de casa tinha vindo abaixo. Uns 500 metros de terra desciam como se fosse água, muito rápido e forte. As arvores iam caindo, como se fossem de brinquedo. Eucaliptos enormes, caindo uma atrás do outro. Naquela noite minha casa não foi atingida, mas passou por perto, bem perto. Eu perdi uns 200 pés de palmito e metade do meu bananal simplesmente sumiu. Eu tinha ate colhido, dias antes de começar as chuvas 400 caixas de bananas, que estavam para amadurecer, algumas as águas levaram mais as outras deu para aproveitar, e eu fiz doação para Prefeitura e a Defesa Civil esta distribuindo essas bananas nos abrigos daqui..


LEO GRODISKY, solteiro de 37 anos, conta sua experiência: "Tinham dois bombeiros que vieram resgatar uma família, eles estavam com um tratorista e 50 metros antes deles chegaram na casa, uma enxurrada de lama levou o trator. Neste momento as famílias já estavam no trator. O motorista pulou do trator, os dois bombeiros foram soterrados, duas crianças que estavam no trator morreram soterradas, e a avo também, uma senhora de 69 anos. Conseguimos salvar três crianças e resgatar os bombeiros, que estavam gravemente feridos e tiveram que ir para a UTI, e em seguida foram transferidos para São Paulo.Ainda não perdi nada, mas tive que sair de casa, pois a barreira que estava ate ontem 50 metros longe de casa, agora já ta só 20 metros. É uma barreira mais alta que a minha casa, e vai soterrar tudo, é só esperar agora. Eu estava alojando duas famílias que tiveram que sair comigo. O que mais me deixa triste é não poder voltar trabalhar na minha plantação de banana. Eu queria voltar para casa, mas o que eu mais queria era voltar a trabalhar.

Enchente em SC






















As chuvas que castigaram o estado por mais de 70 dias provocaram enchentes, desmoronamentos, explosões de gasodutos, deixaram milhões de desabrigados e centenas de mortos, além do cenário devastador em algumas cidades mais atingidas como: Blumenal, Itajaí, Ilhota, Luiz Alves, São Bonifácio, São João Batista, Rio dos Cedros, Garuva, Pomerode, Itapoá e Benedito Novo.Ate agora a defesa civil tem os seguintes registros: 33.479 desalojados e desabrigados, sendo
6.243 desabrigados e 27.236 desalojados. São 128 ÓBITOS e 26 desaparecidos confirmados em SC.